Páginas

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

O Espelho

Roteiro – O espelho

- Adaptação do conto de Machado de Assis: O Espelho
Nesta representação abordaremos a temática do conto, onde podemos ver uma opinião do autor através de uma analise onde se é colocada em questão a real vontade do personagem sobre a imagem social e pessoal.
Este se passará em cinema mudo com auxilio de um narrador.

Cena 1 – O personagem principal caminhará em um corredor de espelhos constituído pelos figurantes, enquanto o narrador fala seu questionamento e introduz a sua fala a então historia do personagem e sua situação sentimental. Durante o percorrer do corredor as luzes vão se apagando até um completo escuro.

Fala – Narrador: O que é mais importante? A sua alma interna ou sua alma externa? Você caro ouvinte desta voz que penetra agora em seu sub consciente, pare só por um momento e refletir sobre as perguntas antes feitas. Enquanto pensastes falarei sobre esta que vedes a caminhar, seu nome Manuela, Manuela sempre foi uma boa pessoas todos sempre gostavam muito dela, mas após passar em um concurso sua moral perante a sociedade aumenta assustadoramente, no fim chegando à conclusão de que se é mais louvável uma pequena demonstração de sua persistência e sabedoria do que uma vida de honestidade, alegria, educação, entre outras qualidades sociais. Mas será que isso é ruim, ou apenas uma perspectiva pessimista da sociedade...
E isso foi corroendo sua alma não por achar que a sociedade só realmente reconheceu seus feitos depois de passar no concurso, mas sim por não se reconhecer quem era ela ou quem ela queria ser... 


Cena 2 – As luzes se acendem e o personagem se encontra só e de frente a um espelho onde se reconhece com uma visão nítida de sua alma externa entrando num estado de felicidade.

Fala – Narrador: Agora enfrentando a realidade olho no olho ela se encara no espelho e pela primeira vez vê não só aquilo que tinha vontade, mas que a tornava mais feliz, ela viu a si mesma, aquela que a própria passou a vida pra construir e a qual com quem realmente se importava, a sua alma externa, não por sua alma interna não ser importante, mas sim pela sua externa ser o que ela sempre buscou ser. 




Roteiro: O Espelho – 2º C

6 comentários:

  1. Muito bom o roteiro, está organizado, só achei que deveriam detalhar mais as cenas.
    Raquel Alves 2ºA matutino

    ResponderExcluir
  2. Gostei do roteiro , está bem explicado e organizado de acordo com cada cena .
    Andreza Santos 2.A matutino .

    ResponderExcluir
  3. O roteiro está ótimo, bem resumido e claro, adorei a ideia do cinema mudo, só faltou colocar os nomes dos componentes !

    ResponderExcluir
  4. Achei muito interessante a escolha do filme mas achei um pouco curto o roteiro e também que o grupo não deixou espaço para o personagem se expressar, deixando todas as falas por conta do narrador, porém se grupo concertar essas pequenas falhas o filme ficara otimo!!!

    ResponderExcluir
  5. O roteiro está ótimo, bem resumido e claro, adorei a ideia do cinema mudo, só faltou colocar os nomes dos camponentes (2°C matutino)

    ResponderExcluir
  6. Ótima escolha do conto, ele aborda uma temática bem atual: o ser e o ter, o ser para si e o ser para os outros.
    A ideia de cinema mudo dá a entender que há um embate interno no personagem, que ele realmente começa a se questionar sobre a sua essência e sua aparência, essa luta interna fica bastante clara no conto, mas não senti isso na adaptação do roteiro, essa parte, que julgo ser a principal, ficou meio vaga...

    ResponderExcluir