Páginas

sábado, 20 de setembro de 2014

Essa é uma adaptação do conto a Felicidade- Machado de Assis
Personagens: Mendonça - Um solteiro de 40 anos
Branca: Mulher misteriosa!



                                      Roteiro-  A Felicidade
-Num dia  de sol, por volta das de 11:30 da manhã , senhor Mendonça fazendo o mesmo que faz todos os dias, indo direto ao Carceller(restaurante/bar), estando lá as mesmas pessoas de sempre, uma das garçonetes da casa e um freguês assíduo  que demorava umas duas horas almoçando, e lendo jornais...
(Cena de um homem sentado, almoçando e lendo o jornal).
Mendonça queria ler o jornal do dia,que estava estacionado na mão do freguês, e então começou a almoçar se dividindo entre a comida, e observar o freguês que estaria lendo o jornal que ele tanto quisera ler.
(Mendonça- Observava com olhos semisserrados o homem que lia o jornal que ele tanto queria ler).
Garçonete entra para anotar o pedido do Mendonça
Garçonete: Almoço, ou café com leite?
Mendonça: São 11:00 h, traga-me duas torradas, que pergunta. Agora o Jornal do Comércio.
Garçonete: Está ocupado.
Mendonça: E o diário?
Garçonete: Também está ocupado.
Mendonça: Aquele inconveniente está ocupando o jornal por duas horas. (Voz de irritação)
Freguês: (Parecia colocar o jornal na mesa e ir embora, mas depois voltava a ler, e folhear os artigos).
(Mendonça(se irritava a cada minuto).
A garçonete percebendo a irritação do sr. Mendonça , tentou oferecer outro jornal ao freguês, a garçonete se aproxima.
Freguês: Algum problema? (Perguntou levantando a cabeça)
Garçonete: Quer trocar por este? (oferece-lhe outro jornal)
Freguês: (Olhou para o jornal que estava endo com indiferença , e entregou a garçonete ) Já acabei! (Pagou o almoço e saiu tranquilamente)
Garçonete: Aqui o seu jornal Sr. Mendonça( Disse entregando a folha ao freguês impaciente)
Mendonça: Já era sem tempo (Disse recebendo a folha, e preparando-se para ler)

-Mendonça começou a ler o Jornal, lendo tudo o que havia nele. Quando passou pelos seus olhos um anúncio singular, havia um anúncio de uma senhorita que desejava se casar com um homem de 40 anos a cima, e pedia para que deixasse uma carta com as iniciais P.P.P. na padaria. (Mendonça lia o anúncio com olhar de espanto e esperança).
Mendonça pensou que poderia ser um truque, ou alguém atrás de dinheiro, e primeiramente achou que não valeria a pena lhe escrever uma carta. (Mendonça balança a cabeça em sinal negativo).
Mas a sua curiosidade não lhe deixara em paz, e começou a pensar no que perderia escrevendo a carta. (Mendonça leva a mão ao queixo, pensando na possibilidade. Depois de pensar mais um pouco, pede um papel a garçonete e começa a escrever a carta).
Mendonça paga o almoço, termina de ler o jornal, e saí em direção a padaria convicto que iria entregar a carta.
-No dia seguinte, pela manhã, Mendonça foi direto a padaria.(Mendonça entra na padaria, senta-se e pede o café, e recebe um bilhete junto com o jornal). E recebeu a resposta em um bilhete com as iniciais A.A.A.  informando-lhe  o endereço onde ocorreria o encontro.
(Mendonça , bebe o café as pressas, e saí correndo da padaria).
Mendonça foi almoçar e saiu, as pressas ao endereço que havia no bilhete.
Chegando na frente do lugar marcado, havia uma recepcionista.
Recepcionista: Quem é? (perguntou a moça)
Mendonça: Sou a pessoa que escrever a carta (Falou enquanto arrumava a roupa)
Recepcionista:  Ah, pode entrar ( guiou o Mendonça pelas escadas e pediu para que ele entrasse em uma sala. Aguarde um pouco (Disse enquanto saía do local).
(Mendonça ficou circulando pelo local, impaciente e ansioso, olhando pro relógio por minuto).
Sr. Mendonça começou a pensar que ela não viria, e começou a imaginar que seria uma velha já nos seus últimos anos de vida, ou então uma mulher corcunda ou algo do tipo.
Alguns minutos depois ele escuta passos vindo em direção ao local que ele estava ( Se vira em direção a porta, e espera a entrada de alguém).
Quando entra uma mulher bonita, aparentando uns 25 anos e bem vestida. (A mulher anda em direção a ele, e estende a mão).
(Mendonça se aproxima com os olhos arregalados, e beija a mão da mulher, trêmulo e deslumbrado).
 Um silêncio se estendia enquanto os dois se sentaram e se olhavam. Mas Mendonça não acreditava no que via, achava que podia ser algum tipo de golpe uma moça jovem e tão bonita escrever um anúncio no jornal atrás de um marido, e já estava procurando uma forma de sair daquela situação.
Mendonça: Vi um anuncio no jornal senhorita, a qual me foi respondida hoje com um bilhete dizendo que viesse aqui, e eu vim,  mas acho que nos enganamos. (Falando pausadamente e hesitante).
Branca: Porque?  (Com olhar duvidoso).
Mendonça: A senhorita esperava outro homem, e eu esperava outra mulher.
Branca: Explique-se
Mendonça: Não posso acreditar que tanta beleza e juventude estivesse guardada para mim, e por outro lado, talvez a senhorita estivesse esperando um homem rico.
(Ela sorri, e fica em silêncio por alguns segundos).
Branca: Faz mal em pensar assim, eu pedi um homem maior de 40 anos e o senhor tem a idade precisa, não há o que discutir, se eu quisesse  outras condições eu teria exposto no anúncio, exigi apenas a idade...
(Mendonça a interrompeu ) : Mas você não me conhece , sabe por acaso se não sou um golpista?
(Ela sorri e diz) : O senhor pensa demais. Você também não me conhece, mas mesmo assim veio disposto a aceitar a minha proposta...
(Mendonça ficou pensativo, enquanto a mulher olhava para ele).
Branca: Quando vamos casar? ( Disse ela enquanto abria o sorriso).
Mendonça: Quando quiser (Respondeu assustado)
Branca: Quanto antes melhor... Chamo-me Branca, e você ?
Mendonça: Chamo-me Mendonça, trabalho fazendo honorários como escrevente para um advogado principiante, mas generoso. Está vendo que a minha condição é humilde, e não tenho muito para lhe oferecer.
Branca: Eu não exigia um homem rico, apenas um homem com 40 anos, e estava disposta a aceitar o primeiro que me aparecesse, apenas você apareceu, e não tenho razão para lhe mandar embora (Estendendo a mão para tocar na dele).
Mendonça: Mas... (Diz desconfiado)
Branca: Está com dúvidas? (Ela se levanta).
Mendonça: Não tenho duvidas, mas você não irá me falar nada sobre você? ( E também se levanta pra ficar de frente para ela )
Branca: (Ficou pensativa por uns instantes e depois disse): Se o senhor ganhasse um mala com dinheiro, perguntaria a procedência , ou as mãos pelas quais esse dinheiro passou ?
Mendonça: Oh, mas essa não é uma comparação justa.
Branca: Nem mais uma palavra sobre isso. (Disse pondo o dedo na boca em sinal de silêncio)

- Eles estavam tecnicamente noivos.
Mendonça estava sentado enquanto olhava para sua noiva, e sentia o fogo da mocidade dentro de si, estava ele, olhando agora para a mulher que era sua noiva.
Mendonça: Branca (murmurou)
Branca: (Levanta-se rapidamente e saí da sala)
-Depois de alguns minutos sem entender o que estava acontecendo, Mendonça entendeu que era a hora de ir embora.
Mendonça: ( Levanta, e vai em direção a porta insatisfeito)
-Antes de sai da sala, surge um menino.
Menino: Me acompanhe.
Mendonça: Onde está a senhorita?
Menino: Acompanhe-me (repetiu)
- O menino conduziu Mendonça até uma sala menor, e desapareceu.
Mendonça: ( Estava em pé, e bastante curioso)
-Quando branca apareceu, sem nenhuma expressão. Mendonça apressou e foi conversar com ela.
Mendonça: Falei algo que lhe ofendi, ou algo do tipo? Me perdoe (Disse desesperado)
Branca: Eu mesma tenho culpa disso, procurei um meio um pouco diferente para encontrar um marido, o que o senhor pensará de mim? (Disse envergonhada). Que eu sou uma mulher fácil, ou que minha intenção era acobertar um erro com um ato sagrado, provavelmente pensou isso.
Mendonça: Isso também me ofende! Vou voltar de onde vim, e esquecer de tudo o que ocorreu aqui.
Branca: Se o ofendi, me perdoe (Sussurrou ). Mas sair assim depois das esperanças que me deu é crueldade.
Mendonça: Crueldade? (Gritou)
Branca: Sim
Mendonça: Por quê?
Branca: Não me entende, não me entende? (Gritava)
Mendonça: Mas não me explicou uma coisa.
Branca: O que?
Mendonça: O que acontece na sua vida que lhe impede de achar um marido por amor?
-Houve um silêncio
Branca: Vou lhe contar tudo quando estivermos casados.
-Mendonça se contentou com a promessa, e passaram um longo tempo conversando (Sentam-se, e começam a conversar). Até que um escravo veio anunciar o jantar.
Branca: Gostaria que ficasse para o jantar, mas o senhor só poderá se sentar a mesa comigo quando for meu marido.
Mendonça: ( Curvou a cabeça e disse: ) E quando devo voltar?
Branca: Todos os dias ( disse sorrindo)
(Ele saí e vai embora)
-Mendonça sai vagando pelas ruas ainda confuso com tudo que aconteceu, e sem saber o que realmente deveria fazer.
Foi trabalhar no outro dia, e o seu patrão percebeu que estava cabisbaixo.
Advogado: O que você tem hoje?
Mendonça: Nada, uma pequena dor de cabeça.
Advogado: Vá para casa.
Mendonça:  Não precisa.
Advogado: Pode ir, não tem muito que fazer por aqui hoje.
Mendonça: Realmente não precisa, ficarei aqui até o meu horário terminar.
-Enquanto voltava pra casa Mendonça precisava conversar com alguém, pedir um conselho e contar tudo o que havia acontecido. Foi jantar, quando lhe apareceu um conhecido, com quem ele começou a conversar  (Entra conhecido, se comprimento, e senta na mesa do Mendonça).
Mendonça: Aconteceu algo um pouco estranho com um amigo meu, ele viu um anúncio no jornal, de um moça que estava procurando um marido, ele marcou um encontro e foi até lá, ela era uma moça bonita jovem, e aparentemente rica, e ele é mais velho e não tem muito o que lhe oferecer, ela disse que já encaminharia os papéis para o casamento, e pediu para que ele voltasse lá todos os dias, e o meu amigo está sem saber o que fazer.
Conhecido:(ri)  É meu caro, eu acho que você não deve voltar lá..
Mendonça: Mas como sabe que sou eu ? (Interrompeu surpreso).
Conhecido:  Eu realmente acho que você não deve voltar a casa da moça misteriosa, com toda certeza ela é louca.
Mendonça: Será? Mas ela não parece ser louca (Contestou).
Conhecido: Não parece? Mas e o anúncio, a proposta os segredos, isso tudo é loucura. Diga ao seu amigo que não seja tolo (disse piscando o olho), não volte lá. 
- Depois de passar a noite conversando com aquele homem, Mendonça chegou a conclusão de que a moça tinha um parafuso a menos ou a mais, e não voltou lá nesse dia.
Mas no dia seguinte estava preocupado e intrigado com o ocorrido, e queria voltar lá, e enquanto trabalhava o advogado percebeu a sua preocupação.
Advogado: Está precisando de dinheiro? Fale-me, posso te ajudar.
Mendonça:  Vi um anúncio no jornal a dois dias, uma moça procurava um marido, respondi ao anúncio e fui me encontrar com ela,  ela é uma moça jovem, bonita, e aparentemente rica, e ficamos noivos, mas ela disse que não posso jantar com ela enquanto somos noivos, e me pediu parar preparar a papelada para o nosso casamento. Pediu para que eu fosse lá todos os dias, mas ontem hesitei confuso e não fui. O que acha que devo fazer?
Advogado: Não seja burro, ela é simplesmente uma moça romântica, não perca essa oportunidade, vá até ela e organize o casamento.
Mendonça: Acha que devo fazer isso? (Perguntou surpreso) .
Advogado: Não lhe daria outro, sou seu amigo. ( O advogado sorria).
-Neste mesmo dia, Mendonça foi à casa de Branca, e a encontrou irritada.
Branca: Por que não veio ontem? ( batendo o pé, e de braços cruzados).
Mendonça: Eu fiquei doente.
(Branca desfaz o braço, e demonstra satisfação).
-Continuaram conversando.
(Branca se aproxima, e beija a testa de Mendonça, e ele recua assustado)
-Mendonça se lembra da conversar que teve com um conhecido, e achou que ela teria uma ataque de loucura, mas voltou a conversar normalmente coisas em perfeito juízo.
Branca: Começou a dar andamento aos papéis?
Mendonça: Já. (mentiu)
Branca: Quando acha que vamos poder nos casar?
Mendonça: Daqui a um mês
Branca: Está na hora de ir embora, amanhã você vem mais cedo?
Mendonça: Sim
Branca: E vai tratar dos papéis com rapidez?
Mendonça: Tratarei.  (Pega o chapéu, e parti em direção a porta)
Branca: Perdoe-me pelo beijo hoje, lhe assustei?
Mendonça: Não, gostei do afeto (sorrindo)
Branca:  Notou alguma diferença em mim?
Mendonça: Não, qual?
Branca: Não finja (bate no ombro dele sorrindo). Mas quer saber a razão?
Mendonça:Não estou fingindo, se tem uma razão me diga.
Branca:  Eu o amo. Você é hoje para mim tudo que eu sempre quis.
Mendonça: Obrigado ( disse assustado, e saiu sem ação).

-No dia seguinte o advogado perguntou a Mendonça o que ele tinha decidido.
Mendonça:Perdi as esperanças. É uma doida varrida,decidi não voltar lá mais.

-Porém, ele ficou intrigado e  queria descobrir quem realmente era aquela moça misteriosa. E resolveu perguntar aos vizinhos de Branca.
Padeiro: Não sei quem é, mora ali a poucos dias,vive trancada em casa,só apareceu na janela duas vezes.
-A resposta do confeiteiro foi a mesma; o comerciante acreditava que Branca era separada do marido. E Mendonça ficou sem saber quem realmente era aquela mulher, e desta vez decidiu em não voltar mais.
-Passaram cinco dias e Mendonça, ficou com vontade de ir até a casa de Branca,mas conteve seus impulsos.E se perguntava porque isso estava acontecendo com ele.
Mendonça:Por qual a razão estará guardada para mim,tamanha felicidade?(perguntava a si mesmo com desânimo).
-No sexto dia ,um menino aparece em sua casa com uma  carta de Branca,que tinha muitas palavras de recriminações e ameaças.Ele prometeu ir até la,e se despediu do menino.
-Na tarde do mesmo dia,ele se preparou para ir até a casa de Branca.Ele já estava cheio de novas esperanças,e já se reprimia por ter sido tão fraco e indeciso.
Tudo isso foi enquanto não tinha chegado a rua em que a jovem moça morava.
Apenas viu de longe a casa,Mendonça hesitou e parou.
Mendonça:O que me leva ali?(perguntou a si mesmo) ,que mais provas eu preciso para aceitar que ela é uma doida infeliz?
-Outras perguntas fez iguais a esta.Passou pela porta dez vezes sem ter coragem de entrar.O padeiro e o comerciante ficaram olhando da rua para ver se ele realmente iria entrar.Passaram-se alguns minutos até que Mendonça desistiu e voltou para casa.
-Não recebeu mais nenhum recado.Olhava todos os dias para o Jornal do comercio,para ver se encontrava algum anúncio convidando outro marido,já que ele renunciou .
Nada achou.
-No fim de oito dias,estava ele em casa preparando-se para sair,quando bateram na sua porta.
Mendonça:Quem é?
-Abra (respondeu uma voz doce).
Mendonça foi abrir a porta e se assustou.
Era ela.
Vestia uma roupa preta ,e estava muito bela.
Ela entrou ,Mendonça se sentiu constrangido.
-Ofereceu a ela uma cadeira para se sentar,ela recusou.
Branca:Minha demora é pouca,vim me despedir do senhor.
Mendonça:Eu gostaria de lhe explicar...
Branca:Não tem o que explicar (atrapalhou ela com uma voz delicada).
Branca:Eu compreendi que o senhor é um homem fraco,e incapaz de ser coisa nenhuma nesta vida.
Mendonça:Mas ...
Branca:O mistério lhe assusta(interrompeu-lhe novamente),Tem medo do desconhecido,nasceu para ser escrevente,recusou a mão que eu lhe dava;nunca sairá do que é hoje.
-Mendonça estava atordoado,as palavras da moça o machucaram.
-Branca deu um passo para a porta.
Branca:Adeus.
-Mendonça foi até a porta.
Mendonça:mas quem é você que tem me deixado tão angustiado a quinze dias?
Branca: Eu sou a Felicidade,Adeus.
-Mendonça caiu humilhado em uma cadeira.
-Meia hora depois saiu de casa apressado,e  foi á casa de Branca.Estava fechada.
Saiu indagando a vizinhança.Todos disseram que a misteriosa moça havia se mudado.
Quando ouviu esta mesma resposta do padeiro e do comerciante,Mendonça deu risada,e perguntou se era possível ver estrelas ao meio-dia.Em seguida prometeu que mudaria suas atitudes e convidou o padeiro para dançar na rua.O padeiro não concordando ,Mendonça resolveu chamar o padeiro de imitador.Nesse momento chega o inspetor que o comerciante chamou ,Mendonça seguiu dali para a polícia e da polícia para o hospício,onde faleceu um ano depois.

Componentes: Bruna Rodrigues, Dalila Oliveira, Elivelton Menezes, Erica Santos,Felipe Souza Gilvan Junior, Hellen Miranda, Talyane Figueiredo. 2º A matutino.


8 comentários:

  1. Mariana Deutt 2° A matutino
    Eu achei que ficou muito interessante principalmente a forma como ela diz que ele nao sera nada na vida e o final que fugiu do "final feliz" que costumo ver, bem criativo.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito deste roteiro ,está bastante explicativo e com detalhes importantes, só tem alguns erros de acentuação mas nada que possa nos impedir de entende-lo !
    Thaylana Lhayara Passos Santos do 2C° Matutino

    ResponderExcluir
  3. Muito Bom, As cenas ficaram bem detalhadas e bem escritas, uma boa adaptação.

    ResponderExcluir
  4. Bom, de todos que li esse foi um dos melhores, bem adaptado, detalhado e não esta confuso.
    Karolayne de Souza da Silva 2A matutino

    ResponderExcluir
  5. Gostei. Um ótimo conto, com uma história intrigante surpreendente e que prende e envolve o leitor. Em relação ao roteiro: cenas bem detalhadas mas com uns pequenos problemas na organização por conta dos sinais de pontuação... Mas enfim um boa história. Boa sorte ao grupo!

    ResponderExcluir
  6. Gostei, teve uma ótima criatividade, foi uma boa escolha esse conto. vejo que o vídeo ficara perfeito. Felipe Jesus dos Santos 2º A Matutino.

    ResponderExcluir
  7. Achei muito legal. O enredo da historia tava vem desenvolvido e de fácil compreensão.
    Mas legal é que apesar de grande, a historia desenvolve a curiosidade do leitor, a cada linha que lia mais curiosa ficava para ver o final. E ainda trouxe uma lição: Não dar tanta importância para opinião dos outros!
    Tiago Oliveira 2°A Mat

    ResponderExcluir
  8. Muito envolvente! Adorei a escolha, a escrita também e espero ansiosa para ver o filme!

    ResponderExcluir