Páginas

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Primo Basílio 2º C Mat.

Os personagens:

Luisa (Jéssica): Representa a jovem romântica, inconsequüente nas suas atitudes, a adultera e, no final, arrependida.

Jorge (Markley): Marido dedicado de Luiza, homem prático e simples, que contrasta com a personalidade mudana e sedutora de Basílio.

Basílio (Lucas Neves): Dândi, conquistador e irresponsável, ‘’bom vivant’’ pedante e cínico. Como todo dândi, latente em estar bem vestido e arrumado.

Juliana (Marilise): personagem, mas completa e acabada da obra, tem sido vista como o símbolo da amargura e do tédio em relação a profissão. Feia, virgem, solteirona, bastarda, é inconformada com sua situação e por isso odeia a tudo e a todos, principalmente seus patrões. Não se detendo diante de qualquer sentimento de fundo moral.

Sebastião (Victor Manfrine): personagem simpático que permanece fiel a Jorge e ao mesmo tempo ajuda Luisa. Sebastião é o único que não apresentava nenhuma critica a sociedade lisboeta.

Leonor (Natana): amiga de Luisa, casada e adultera. Sempre em busca de novos prazeres e assim amantes tem uma má reputação, e é uma possível influencia para o comportamento de Luisa.




A história

CAPÍTULO 1: O ENCONTRO

[Luisa sobe uma escada de forma retangular. Ao fundo uma música festiva. A câmera a segue. Ela se esbarra em alguém. Nesse momento, o foco da câmera está apenas em Luísa]

Basílio: – Prima!
Luisa: – Basílio!
[Abre a imagem e a câmera foca ambos]
Basílio: – Como estas mudada! [Ele faz uma cara de surpreso em vê-la]
Luisa: – Velha? – [ Ela fala em tom de brincadeira]
Basílio: – Linda! [ Nesse momento, Basílio pega a mão de Luísa e beija-a.Ele percebe o anel. A câmera foca na mão]
Luisa: – Casei. [ Volta o foco para ambos]
Basílio: – Não acredito que você tenha feito isso comigo. [Luísa sorri]
Luisa: – Me conta, fazendo o que na terra da garoa?
Basílio:[ em tom sedutor] – Vim conferir se São Paulo não pode mesmo parar. E morreria de desgosto por ter perdido você. A verdade é que meu coração nunca saiu daqui. [Luísa fica tímida] Luisa: – Vem, vem eu quero te apresentar ao Jorge, meu marido. [ Ela pega-o pelo braço, ele rejeita com a mão]
Basílio: – Mais tarde. Estou com amigos me esperando.
[ A câmera vai se distanciando. Nesse momento mostra-se os personagens na festa. Aparece um rapaz que fala no ouvido de Basílio] : ‘’Com licença, o Dr. Goldberg esta atrás de você.’’
[Luísa e Basílio se olham. Volta a câmera pros dois personagens]
Basílio: – Eu te ligo.
[Luísa beija Basílio no rosto. Jorge vê. A câmera volta-se para Basílio, que vai em direção a festa. Corta-se a cena]

CAPÍTULO 2: O DESEJO

[A segunda cena começa numa sala. Basílio coloca uma música sedutora, e começa a dançá-la. A ângulo da câmera enquadra toda a sala]

Basílio: – O maior sucesso em Saint-Tropez . Vem cá. [ Ele puxa Luísa, que resiste]
Luisa: – Não, não! Não, para! [Em tom de quem vai ceder ao primo]
Luisa: – Não! Faz tempo que eu não danço ...
[ Ele a puxa novamente, de forma mais firme. Foco nos dois]
Basílio: – É só se deixar levar.
Luisa: –... Desde a noite do meu casamento.
[A câmera volta-se para os pés. Luísa pisa no pé e Basílio]
Luisa: – Viu? Viu como sou ruim?
[O enquadramento da câmera nesta hora, pega o corpo inteiro dos dois. Estão um pouco distantes]
Basílio: – Duvido. Tire os sapatos.
Luisa: – Hã? [tom confuso]
Basílio: - Os sapatos... tirem-os.
[Ela obedece e tirá-os]
Basílio: – Coloque seus pés sobre os meus. [ Novamente, Luísa se submete as ordens de Basílio. Começa um clima de atração entre os personagens]
Basílio: – Sabes que eu nunca consegui te esquecer?
Luisa: – Conversa.
[Basílio lhe dar um beijo. Ela retribui com um tapa na cara. A câmera nesta hora, está focada no rosto. Luísa sai correndo e desaparece da visão da câmera. A cena é cortada]

CAPÍTULO 3: O BUQUÊ DE ROSAS E A CARTA

[Nesta cena, Luisa está tomando café quando a empregada chega com o buquê de rosas. Ela pega o buquê e vê um cartão. Percebe que é de Basílio e sai correndo para o escritório para responder-lhe com uma carta. No mesmo momento a empregada chega chamando-a. Ela joga a carta na lixeira. A câmera segue Luisa em todos os momentos]

Juliana: – Dona Luisa? Dona Luisa, o Dr. Sebastião. Diz que é visita rápida. [foco na empregada] [Ela vai ao encontro de Sebastião. Os dois se sentam no sofá.]
Sebastião: – Que marido é esse que deixa uma uva dessas e vai pra aquele fim de mundo? Jorge tirou a sorte grande. [ a visão da câmera se abre nesse instante e focaliza nos dois]
Luisa: – Assim você me deixa sem graça. Mas que surpresa é essa?
Sebastião: – Vim ver se estas tudo bem. Se precisas de algo. Visita de médico.
Luisa: – Obrigada Sebastião, mas está tudo bem. Graças a Deus.
Sebastião: – Só precisas que o Jorge volte logo. Adivinhei?
[Luisa balança a cabeça em sinal positivo]
Sebastião: – Os dias devem ser vazios sem ele.
Luisa: – É uma tristeza.
Luisa: – Sebastião, só um instantinho.
[Ela sai, sobe a escada e vai ao escritório, percebi que a cesta de papeis estava vazia. Ela desce a escada correndo. A câmera acompanha seus passos]
Luisa: – Eu já volto. [Ela passa apressada por ele. Nesse momento, Sebastião já está em pé, ao lado do sofá]
[Ela vai ao quintal e olha a lixeira, e Juliana entra Foco nas duas. Ouve-se uma música tensa]
Luisa: – Você esvaziou a cesta de papéis?
Juliana: – Esvaziei sim, senhora.
Luisa: – Onde? Onde, criatura. –[Ela grita. Está desesperada]
Juliana: – Aqui na porta, no latão de lixo. Por que, D. Luisa? Fiz alguma besteira?
[Ela sai correndo e abre o portão da frente, abre o latão e não encontra a carta]
]Juliana: – Ah, meu deus. Mas não tem cinco minutos que eu despejei o lixo. Como é que esse caminhão foi passar rápido assim? Eu vi a lixeira cheia de papel, num tinha como saber, dona Luisa.
[Ela fica nervosa e anda pros lados. Volta a música tensa]
Joana: – Perdeu alguma coisa, dona Luisa?
Luisa: – Um papel que estava na cesta.
Joana: – Será que não caiu no caminho?
Luisa: – Talvez.
[Corta-se a cena]

CAPÍTULO 4: ‘’PARAÍSO’’

[Basílio esta sentado e Luisa passa em frente a porta. Ouve-se música romântica]

Basílio: – Já estava pensando que tinhas desistido.
[Luísa olha o lugar, está apreensiva. Basílio tira seu casaco. A música continua]
Basílio: – Foi o que eu consegui arrumar, assim, da noite pro dia. Não é luxuoso, mas é limpinho. E o mais importante: discrição total. [ Ela dá ênfase nesta última frase]
[Ele a abraça, começa a tocá-la]

Basílio: – Cada vez que eu ti vejo, te acho, mas fascinante. Sabias?
[Eles se beijam. Ele abre seu vestido. Ela senta na cama e começa a tirar à meia Foco nas pernas de Luísa.]
Basílio: – Você é muito linda.
[Ele vai em direção a ela e a agarra. A cena corta]

CAPÍTULO 5: A CHANTAGEM

[Luisa chega nervosa vai direito pro quarto e vê o local todo bagunçado. Juliana está no cenário, começando a arrumação do lugar]
Luisa: – Você ainda não arrumou nada? – [Ela grita, está irritada com Juliana]
Juliana: – Dona Luisa tava começando a arrumar.
Luisa: – Chega, eu cansei. Não agüento mais olhar pra sua cara nem mais um minuto na minha casa.
Juliana: – D. Luisa num me faz perder a cabeça... – [Ela põe a mão na cabeça. A câmera foca nela]
Luísa: – Rua! Rua!
Juliana: – Eu saio quando eu quiser! [em tom ameaçador. Ouve-se a música tensa novamente]
Luisa: – Você vai sair sim, e vai ser agora!
Juliana: – Eu saiu se eu quiser, se eu quiser!
[ Juliana aponta o dedo para Luísa, que lhe pega pelo braço e lhe joga fora do quarto. Foco nas duas]
Luisa: – Joana! Joana!
Juliana: – Eu num to aqui pra aturar faniquito de madame , não!
Luisa: – Olha, eu não admito...
[Juliana interrompe e grita] – Não admite o que? Não admite o que? A senhora não me conhece dona Luisa. Eu vou sair daqui a hora que eu quiser. Ta pensando que aquele cartão foi parar no lixo? – [ela balança a cabeça em sinal negativo]
Juliana: – Eu vivo no lixo, D. Luisa. E eu encontrei aquele papel que o doutor não vai gostar nada de ver.
[Luisa em tom assustado. O foco continua na Juliana] – O que?
Juliana: – To dizendo que... os ‘’cartão’’ do seu amante tão comigo!
[A câmera volta-se para Luisa. Ela abre o guarda roupa e começa a procurar os papéis]
Juliana: – E tem uma cartinha da senhora também viu?
[Luisa começa a chorar]
Juliana: – A senhora vai me dar licença que ainda tenho muito serviço pra fazer.
[Juliana sai e a cena é cortada]

CAPÍTULO 6: OS CONSELHOS DE LEONOR

[Esta cena acontece na sala. Estão presentes Luísa e Leonor]

Leonor: – Que filha da mãe! É isso que dá herdar empregada. [ Ela diz em tom irônico]
[Luisa chora. Está desesperada]: – E agora, Leonor? Agora o Jorge me mata!
Leonor: – Calma Luisa tem que ter calma.
Luisa: – Eu não sei o que fazer.
Leonor: – A primeira coisa é negar, negue sempre. Se tiver que morrer, morra, mas morra negando.
Luisa: – Ela tem provas, Leonor!
Leonor: – Diga que são falsas, Luisa.
Luisa: – Tem uma carta minha!
Leonor: – Esperto!
Luisa: – É isso!
Leonor: – O que Luisa?
Luisa: – Fugir! Eu vou fugir pra Europa com o Basílio.
[A cena é cortada]

CAPÍTULO 7: LUÍSA CONTA A BASÍLIO

[Esta cena começa com Luísa no telefone]

– Alô? O Sr. Basílio já chegou?... Não, eu já deixei. Ah, não, quero deixar recado sim. Diga a ele que Luisa esta indo pro Paraíso. É. É, Paraíso.
[Luisa arruma as malas, desce as escadas. Na porta, ela se vira e dá uma olhada na casa, como se estivesse se despedindo]
[A cena é cortada, e já volta com Luísa no quarto ‘’Paraíso’’]
[Luisa espera Basílio no quarto. Mostra-se o relógio, com o tempo passando rapidamente]
[ Basílio chega. A câmera foca nos dois]
Luisa: – Ô meu amor. [ Tom entristecido]
Basílio: – Ei, ei, ei. Calma que o petróleo é nosso.
Luisa: – Não brinca com isso, Basílio.
Basílio: – O que pode ser de tão sério numa hora dessas?
Luisa: – Sabe a Juliana? A empregada lá de casa?
Basílio: – Sei... [ Ele está confuso]
Luisa: –Ela esta com todos os cartões que você me mandou. Ela pegou tudo.
Basílio. – É... É um abacaxi. Mas não é o caso de fugir, Luisa. O que essa mulher quer é dinheiro, ta na cara. É ver quanto é.
Luisa. – Não! Não adianta pagar! Ela pode abrir a boca na hora que quiser, ela é má, Basílio. Eu não posso continuar em são Paulo. Posso dormir aqui hoje, mas amanhã... Amanhã tem que ter um avião pra Paris! [Ela continua desesperada. A câmera se distancia e a cena é cortada]

CAPÍTULO 8: A AJUDA DE SEBASTIÃO

[Esta cena passa-se no escritório de Sebastião. Há muitos documentos sobre a mesa, ele está sentado diante de Luísa]

Sebastião: – Porque você não me falou isso antes?
Luisa diz: – Cadê coragem, Sebastião? [Ela chora]
Sebastião: – Oh Luisa...
Luisa: – Eu não sei o que fazer. Meu casamento acaba se o Jorge... Eu o amo demais! Eu na posso perder o meu marido. Eu não posso! Eu morro.
Sebastião: – Se depender de mim, você não ai morrer nunca. Eu vou... Eu vou dar um jeito nisso. [ Foco no rosto de Sebastião. A cena corta]

CAPÍTULO 9: A MORTE DE JULIANA

[Esta cena passa-se na frente e dentro da casa.Estão presentes na cena o policial, Sebastião e Juliana. Sebastião bate na porta e Juliana vem atendê-lo]

Juliana: – Dr. Sebastião, num tem ninguém em casa, não.
Policial: – É com você mesmo, que eu quero falar.
Juliana: – Pra que?
[Sebastião entra e fecha a porta]: – Os cartões. Eu quero todos os cartões que você roubou da Luisa.
Juliana: – Que cartões? Eu num sei de cartão nenhum. [ Ela está surpresa]
[O policial pega em seus cabelos e diz em tom ameaçador]: – Quero os cartões e as jóias!
Juliana: – Que jóias?
Sebastião: – Não enrola, fala logo! Onde estão. [Ele grita]
[Policial agride Juliana. A câmera está de lado, focando nos três]
Juliana: – Ai, doutor num faz isso, pelo amor de Deus, eu sou doente!
[Sebastião grita]: – Não complica as coisas.
Juliana: – Ai, doutor!
[Sebastião grita]: – Fala!
Juliana: – Ai, eu digo, eu digo. Eu digo. Ai, pelo amor de Deus, eu digo!
[Juliana pega as cartas e entrega a Sebastião, depois entra no carro com ele e o policial. A cena corta]
[Eles aparecem no meio de um mato]
Juliana: – Que lugar é este, D. Sebastião? Doutor, fala comigo, doutor.
Policial: – Vai, salta. Salta.
Juliana: – Saltar pra que? O que vocês vão fazer comigo?
Policial: – Vai!
Juliana: – Doutor quero ficar com o senhor! [Ela chora de desespero]
Juliana: – Meu Deus, eu não fiz nada!
Policial: – Não me dá trabalho, não!
Juliana: – Eu não vou! Ai! Eu não vou!
[Som de tiro. A câmera está focada no chão, vê-se o corpo de Juliana cair. A cena é cortada]

CAPÍTULO 10: SEBASTIÃO, A MORTE E JORGE

[Esta cena passa-se na cozinha. Estão presentes Jorge, Luísa e Sebastião]
[Jorge e Luísa almoçam, quando Sebastião chega. Ele está em tom pálido]

Jorge: – O que aconteceu, rapaz?
Sebastião: – Uma tragédia.
Jorge: – Vamos, sente-se. [A câmera foca os três]
Luisa: – O que, Sebastião? Fala!
Sebastião: – A Juliana me ligou. Disse que você a tinha despedido, que era pra eu lhe dar referências. Falei pra ela ir lá pro escritório. Ai meu Deus!
Jorge: – O que, Sebastião?
Sebastião: – Juliana morreu... atropelada. A policia me ligou. O meu telefone tava na carteira dela.
[Jorge faz o sinal da cruz]: – Minha Nossa Senhora!
[Luisa coloca a mão na cabeça]: – Que horror.
Jorge: – Que foi amor, dor de cabeça? Vou pegar uma aspirina.
[Jorge levanta e sai de cena. Sebastião entrega os cartões a Luisa, que esconde-os na gaveta da cozinha]
Sebastião: – Espero que seja isso. Não li, é claro.
Luisa: – Como é que eu posso te agradecer?
Sebastião: – Se dedicando ao seu marido.
[A cena corta]

CAPÍTULO 11: A DOENÇA DE LUÍSA

[Nesta cena, Luisa está na cama, febril. A cena corta]
[Jorge pega a correspondência. Ele vai para o quarto, onde está Luísa]
[A cena volta para Luisa, Jorge já está no cenário nesta hora. Ela está a delirar, chamando por Basílio, Jorge ouve. A câmera foca na carta que tem como destinatário o Basílio. Ele abre a correspondência e começa a ler e a ficar aflito. Ouve-se uma música triste ao fundo, e a cena corta]
[Nesta outra cena, Luísa já está acordada]

Luisa: – Você passou a noite tão calado.
Jorge: – Impressão
Luisa: – O que esta acontecendo, Jorge? Môzinho, eu te conheço. Foi ter atrasado a volta a construção?
[Jorge pega a carta na gaveta]
Jorge: - Há duas semanas que eu vivo num inferno, Luisa. [ Ele joga a carta sobre o seu corpo doente. Ela ainda está de cama]
Jorge: – É pra você, leia. [ Tom desiludido]
[Luisa pega a carta e começa a ler. Ela fica nervosa e começa a chorar]
Luisa: – Jorge...
[ Ela desmaia e a cena corta]

CAPÍTULO 12: A MORTE DE LUÍSA

[A cena continua no quarto. Luísa ainda está febril, porém acordada]

Jorge: – Esta se sentido melhor?
Luisa: – A cabeça... A cabeça um pouco pesada. [ Ela toca seu rosto. Está pálida e suada]
[Leonor aparece na porta do quarto, Jorge levanta e vai e sua direção]

Jorge: – O que você quer?
Leonor: – Ver minha amiga. Não posso?
[Jorge dá espaço a Leonor entrar no quarto. Ela para em frente a porta, espantada com o estado de Luísa]
Luisa: – Não, Jorge. Leonor não. Essa puta não, Jorge. Tira essa puta de perto de mim! Tira essa puta de perto de mim! Tira essa puta! Puta! Essa puta! Manda essa puta embora! Sua puta! [ Ela grita e chora ao mesmo tempo]
[Leonor sai do quarto e a cena corta]
Jorge: – Não pode desanimar. Você vai ficar boa, meu amor.
[Luisa vira o rosto]
Jorge: – Luisa... você tem que melhorar...
[Ele beija sua testa, passa a mão no seus cabelos, e pega a sua mão]
Jorge: – Eu te amo. Te amo, te amo. Eu não tenho ninguém mais. Não tenho ninguém. Eu to sozinho. Eu te amo. Te amo mais que tudo nessa vida. Me perdoa. Me perdoa, Luisa. Me perdoa, meu amor. Me perdoa. Você vai ficar boa, Luisa. Eu te amo de qualquer jeito, Luisa. Eu te quero de qualquer jeito, meu amor. Eu te amo. Me perdoa pelo amor de Deus, Luisa. Me perdoa. Eu te amo! Não me deixe só. Por favor... Eu te amo. Me perdoa. Me perdoa. Não me deixe aqui sozinho.
[Sebastião vai ao seu lado apoiá-lo. Luísa adormece eternamente]
Jorge: – Não, não. [ Ele chora muito, está inconformado]
[Jorge a abraça e lhe dá o último beijo. A cena corta]

CAPÍTULO 13: O FIM DE BASÍLIO

[Basílio sobe a escada do teatro. É a mesma do início do filme. Ao seu lado, está um amigo]

Amigo: – Sinceramente, sempre achei essa sua relação com a prima meio... ‘’recordar é viver’’. Porque, cá entra nós, ela não era lá essas coisas, confessa.
Basílio: – É... Uma esposinha. Mas tinha potencial. Oh! Se tinha. Tadinha, morreu. É... MAS ANTES ELA DO QUE EU! [Tom irônico]
[A cena corta]
[Créditos finais]

12 comentários:

  1. Roteiro está ótimo, conseguiu sintetizar muito bem a história.

    ResponderExcluir
  2. No nosso roteiro, pegamos as cenas principais do filme de forma com que pudessemos fazê-las.
    A principal preocupação era em conseguir resumir a história, sem que ela ficasse sem sentido, mas acho que conseguimos fazer isso de forma convincente.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do roteiro.
    Vocês criaram um resumo muito bom da história.
    Parabéns a todos da Equipe.

    ResponderExcluir
  4. gostei pelo fato de ser rico em detalhes,descreveu bem os personagens e as suas caracteristicas logo no inicio do roteiro ,assim fica mais facil compreender a história.
    turma b,matutino.

    ResponderExcluir
  5. WILLIANE ALVES- 2ºB matutino- O PRIMO BASÍLIO

    Como o meu grupo, vocês também refletiram na idéia de por a câmera em ação pra não deixa-la em um determinado lugar durante toda a cena, e isso é muito bom, pra termos uma idéia de que vocês não desejam ficar na zona de conforto durante o filme, e tipo que elaborar bem a cena, e o que os personagens irão fazer, também dá uma idéia de que consideraram alguns aspectos no que se refere ao subtexto e isso é muito legal.
    Parabéns pelo roteiro, agora vamos ver o vídeo!

    ResponderExcluir
  6. O roteiro está super legal,apesar de está longo, ele mostra detalhes que faz com que agente compreenda melhor a história. Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Laize Oliveira, 2ºA

    o grupo soube relatar bem os principais acontecimentos do romance, dando ênfase ao principal tema, a traição da mulher de Jorge, com seu primo Basilio. Gostei muito do roteiro espero que o video supere as espectativas ;*

    ResponderExcluir
  8. uum dos melhores roteiros que eu já li. Relatou muito bem a história com bastantes detalhes, é como se estivesse lendo o livro pois entendi toda a história.
    Parabéns, ficou ótimoo*
    Héllen do Prado. 2ºA.

    ResponderExcluir
  9. Conseguiram mostrar o que queriam fazer
    de forma clara Mas que achou um pouco longo e que poderia ser resumido (:

    Laís Soares 2º A

    ResponderExcluir
  10. O roteiro é um dos melhores, está explicado bastante, com varios detalhes e as cenas principais, e sem contar que já tem as falas do video. Roteiro Bom!!!....Lucas Santos 2ºC

    ResponderExcluir
  11. O roteiro está muito bom , apresenta cenas importantes e detalhadas. Conteúdo rico e claro, parabens pelo trabalho. ;)

    Mario Jorge 2°C - Matutino

    ResponderExcluir
  12. Meninos, estão de parabéns pela riqueza de detalhes nas descrições. Ainda não vi o vídeo de vcs, mas acho que vão manter a ideia de sucesso!

    Parabéns!!

    ResponderExcluir