Páginas

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

2ºAno-Turma:B

Roteiro

O PRIMO BASÍLIO

Baseado na obra de Eça de Queiroz

Personagens:

Luiza

Juliana

Basílio

Jorge

Sebastião

Leonor

Vizinha

1. Luiza descrevendo a história do seu ponto de vista. (Sentada em uma poltrona bebendo wiski). (Música suave de um piano ao fundo)

1.1. Luiza – No começo, eu apenas o tinha como primo, e para ser sincera como uma paixonite juvenil, mas, o tempo havia passado e ele se tornara homem, um belo homem, e eu uma mulher incapaz de não perceber tal charme que me arrancava suspiros. Seu nome: Basílio foi capaz de deixar-me duvidosa de meus sentimentos para com o meu marido. O Jorge, um homem bom e digno, que tudo que podia me dar não negava. Acho que o que me levou a olhar para o Primo Basílio com outros olhos, foi tudo, foi o meu mundo, as pessoas que pertencem a ele, e inércia da minha vida, que não me deixa impedir isso (a câmera foca na aliança dela). Às vezes é como se eu estivesse em uma sala presa, gritando com todas as minhas forças, e ninguém que ligasse, ou que se quer notasse, pudesse me ouvir.

2. MÚSICA de abertura: Hit the Word Jach.

A primeira imagem do sol e depois de um clube: crianças brincando, correndo entre as pessoas, homens tomando drinks, mulheres tomando sol.

Slogan

3. Cena feita com locução externa - Em um clube, Luisa, esbarra em um homem e não percebe que é seu primo e continua andando. (A câmera continua filmando Luisa). (A música continua a mesma – Hit the Word Jack).

Basílio: - Luisa? (ouve-se somente a voz de Basílio)

Luisa vira-se rapidamente e diz: - Basílio! (a câmera foca Basílio)

Luisa: É você mesmo?(Eles andam um em direção ao outro e a câmera filma os dois)

Basílio: - E quem mais seria se não vosso amor de infância?

Luisa: - Ora Basílio deixe de galanteios e diga - me a que veio. E se veio para ficar.

Basílio: - Vim a negócios, para dar início a alguns projetos.

Basílio: - E tu? Como tens andado? Há tempos que não a via, nem se quer sei se casou - se.

Luisa: - Ah! Sim, estou casada, e muito bem casada.

(Luisa olha para trás e dá um tchauzinho para Jorge)

(Jorge esta conversando com Sebastião e outros amigos)

(a câmera foca Jorge)

(Jorge acena com a cabeça em resposta a Luisa).

Basílio: - Ah prima, é mesmo tanto tempo, e tanto a se dizer que dois minutos em uma festa não são suficientes para matarmos as saudades. Dê - me seu endereço para que eu poça visita-La qualquer dia desses, é claro, que se for também de bom agrado de seu marido.

(Luisa sorri, concordando),

(enquanto a câmera mantém o foco na mesma).

4. Luisa: - Maldita a hora na qual Jorge viajou a trabalho, deixando – me a mercê da solidão. O que seria de mim sem seus braços na noite fria e escura, noite que me fazia lembrar-me do quanto precisava dos carinhos que só ele poderia dar.

5. Cenário: casa de Luiza. O cenário é uma sala que contem dois sofás, coberto parcialmente por uma manta.

Em cada sofá, há almofadas.

Há uma cortina diante da janela, para esconder parcialmente a visão da rua

Uma tapete ao centro dos 2 sofás

Um bar, composto por vidros suspensos e bebidas alcoólicas

(Luisa lendo revista sentada no sofá)

(Juliana arrumando a casa: tirando o pó dos objetos, sentada no chão)

(campainha toca)

(duas não se movem)

(a campainha toca novamente)

(Luisa olha para Juliana).

Luisa: - O que está esperando para ver quem é? Ande Juliana, depressa, não está ouvindo, criada estúpida?

(Juliana vai até a porta)

(Luisa continua lendo)

((Juliana volta para frente de Luiza)).

Juliana: - Dona Luisa, é um senhor chamado Basílio que diz ser seu primo.

Luisa: - E o que lhe impede de manda – lo entrar criatura? Ande com isso.

(Enquanto Juliana abre a porta, Luisa se olha no espelho e ajeita cabelo e roupa).

Luisa: - Pensei que não viria.

Basílio: E como não se ainda não matei minhas saudades de ti.

Luisa: - Ande Juliana não fique houvindo a conversa da patroa e vá fazer seu trabalho, ora traga logo algo para o senhor Basílio. (para Basílio) Criadas!

Basílio: - Já ia esquecendo – me, trouxe um antigo disco de velhas musicas para que possamos relembrar os tempos de nossa mocidade.

6. Cenário: casa de Luiza. (Basílio põe o disco para tocar a música: Tango Argentino

(ele se aproxima dela dançando divertidamente, enquanto ela se faz intimidar)

(ele a pega pela mão e a faz dançar, em certo momento ele a agarra com mais firmeza e tenta beija – La, e ela se recusa).

(A musica fica baixa).

Luisa: - Esqueceu - se de que sou casada? Pois saiba que amo meu marido e não seria capaz de trailo nem se quer com um beijo.

(Luisa encosta se em uma janela e Basílio se aproxima dela).

Basílio: - Acredito que deve amar seu marido, do contrario não teria se casado, mas não posso negar que alimento a esperança de que me ames mais. Agora mesmo, enquanto dançávamos não pude deixar de perceber a excitação de seu corpo perto do meu e sua respiração ofegante.

(Começa a tocar Symphathe for the devil – rolling band)

(Luisa vira - se para dar uma tapa nele,)

(mas ele segura seu braço e a agarra pela cintura fortemente encostando ela em seu corpo,)

(ela tenta sair, mas ele com sua força impede)

(ele delicadamente toca o seu rosto e alternando o ritmo)

(aperta com machismo suas bochechas)

(suspende suas pernas,)

(inclina Luiza na diagonal e volta ao eixo, insinuando um beijo.)

(A câmera foca).

7. Luiza - Era mais forte do eu, todas as tardes nos encontrávamos no lugar que costumávamos chamar de paraíso, Eleanor, uma amiga da qual Jorge detestava por ter fama de puta na cidade, era minha cúmplice.

Entregava-me ao regozijo do prazer, era bom te amar, encravar minhas unhas em teu corpo, enfiar minhas mãos entre teus cabelos e puxá-los, sentir o teu suor e a essência da paixão, tudo era maravilhoso, aqueles lençóis como mel em teu corpo, o teu peito, os braços, e a tua voz sussurrando palavras de amor em meu ouvido, Oh!Basílio, que me faz suspirar eternamente e sem cessar, que me faz ir ao inferno, sem ao menos me queimar, me fez delirar, tu fizeste comigo o que ninguém jamais havia feito.(respira profundo)

8. Cenário: casa de Luiza. Todo o cenário está desarrumado

Juliana limpando a casa: arruma os sofás deixa cair cartas de um livro. Juliana lê com dificuldade o remetente: Para Luisa, do seu amado Basílio (a câmera foca o que está escrito na carta) e em sinal de alegria grita, pula, canta, chora.

(Ao som da música: Trevo de quatro folhas - Fernanda Takai).

9. Cenário: casa de Luiza. (Luiza entra) Juliana está arrumando a casa e Luisa fala:

Luisa: - Isso são horas de arrumar a casa Juliana, por que não arrumou de manhã? E se chega uma visita, em como fica? Vão dizer pela rua que não cumpro com os meus deveres de mulher, e por culpa sua. Sua imprestável não suporto mais os seus serviços, sua incompetente, porca.

Juliana: - Ô Dona Luisa não se preocupe com visita não, viu? O seu Basílio costuma vir pela noite, e pela tarde eu acho que num vem não, até por que aí todo mundo saberia né mesmo?

Luisa: - Saia da minha frente Juliana antes eu que eu lhe coloque no olho da rua agora mesmo, sua burra, incompetente, animal.

Juliana: - Não! Eu não vou sair.

Luíza: o que é isso Juliana, ficou louca?

Juliana: Sabe? Eu tava mesmo querendo conversar com a senhora, e vai ser agora. Eu sei de tudo sua puta, eu sei das visitas noturnas do seu primo, eu sei dos encontros no paraíso,e tenho todas as cartinhas que vocês dois trocaram, são juras de amor, que pena que seu Jorge não vai gostar de saber de nada disso, coitado (música de suspense).

Luisa: - Mentirosa, não tenho caso nenhum.

Juliana: Eu já disse que tenho todas as cartas que ele lhe mandou e nem adianta me ameaçar, ou ir procurar lá naquela pocilga, que vocês chamam de quarto, e que a senhora me colocou para dormir, por que elas estão muito bem guardadas. Olha dona Luisa, a minha intenção não é lhe fazer mal não, eu só quero uma vidinha melhor sabe,vivo acordando de madrugada, comendo restos, eu já não sou mais jovem e preciso da minha aposentadoria.

Juliana: E aí?A senhora acha o que, em?

(Luíza permanece calada)

Juliana: olha dona Luíza, se a senhora não quer falar nada, eu espero o seu Jorge chegar e mostro as cartas para ele.

Luisa: - Eu lhe dou. Eu só tenho que convencer o Jorge.

Juliana: - E mais uns trezentos mil pra começar e também eu não agüento mais esse abaixa levanta o dia todo limpando as imundices dessa casa, por isso decide que também não vou mais fazer os trabalhos pesados não, sabe como é né, tantos anos humilhada trabalhando pra sua família e agora digo para senhora que cansei.

Luisa: - E quem vai fazer?

Juliana: - A senhora mesma pode fazer, é jovem, cheia de saúde.

Luisa: - Eu?

10. Cenário: casa de Luiza. (A campainha toca e Luisa atende a porta, é Eleanor que entra e fala:).

Leonor: - O que aconteceu de tão grave pra você me ligar desesperada daquele jeito?

Luisa:- A maldita da empregada descobriu tudo.

Leonor: - E agora o que você vai fazer?

Luisa: - Fugir, Basílio uma vez havia me dito que fugiria comigo se fosse necessário, e você vai me ajudar, vai marcar um encontro para mim com ele, essa noite no paraíso e você vai me levar até lá.

Leonor:- Fugir Luisa! E você vai querer manchar a sua imaculada imagem de senhora respeitada pela sociedade por causa de uma empregadinha? Você sabe muito bem que os éticos vão falar.

Luisa:- Pois que falem, que caiam suas línguas de tanto falar.

Leonor: - Está em suas mãos minha querida, ainda acredito que deveria dar a ela o que deseja dinheiro.

Luisa: - Leonor sabe que não é inocente, sabe bem que ela não se contentará com pouco.

Leonor: - Depois eu que sou uma santa é que levo má fama na cidade.

Luisa: - Ora, teatro comigo? Não seja cínica.

Leonor: - Uê, pelo menos eu nunca fuji e meu marido nunca soube de nada e você sabe que eu preciso da minha sopinha no final da tarde?

11. Musica: Diz Nos Meus Olhos (Inclemência) – Zélia Duncan

Luisa: - Foi apenas um sonho, promessas vadias, vagas, vazias e em vão. Ainda não acredito que me deixei seduzir por Basílio, um petulante homem, sagaz que entrou em minha vida e roubou os meus sentimentos, tomando-os para si. Por sua causa, adulterei e acabei com o casamento perfeito, tudo em vão, ele se negou a fugir comigo.Onde estavam as suas juras de amor, eterno Basílio?

12. Cenário: ruas- Luiza anda infeliz, pelas ruas com as malas nas mãos, em meio à chuva.

13. Cenário: casa de Luiza. (Cenas seguidas de Luisa arrumando a casa enquanto Juliana assiste televisão). (Caetano Veloso – você não me ensinou a te esquecer).

14. Luisa:- O Jorge voltou, mas parece que as coisas pioraram, por que o trabalho dentro de casa aumentou. Tentei todas as soluções possíveis, de todas as maneiras e com todas as vertentes, mas não teve jeito, nada deu certo. Foi então que decide, procurar Sebastião, o amigo da família e contar tudo, confiante de que ele me daria uma solução.

15. Sebastião sentado Luisa anda de um lado para outro, inquieta.

Sebastião: - Não se preocupe, vou resolver seu problema e acabar com essa história, saia com ele esta noite e volte tarde. E me prometa ser de agora em diante irá ser fiel ao seu marido.

Luisa: - Sem dúvidas que sim, chega de aventuras.

16. Cenário: casa de Luiza.

Jorge: - Juliana nós vamos jantar fora, tranque as portas quando sairmos e não nos espere.

Juliana: - Sim senhora.

(Juliana liga a televisão e senta no sofá, logo em seguida a companhia toca com urgência, muitas vezes e ela abre a porta, é Sebastião).

Juliana: - Mais que coisa, nem de noite eu tenho descanso!

Juliana: - Ah é?O senhor doutor? Dona Luisa e seu Jorge acabaram de sair, quer deixar recado?

Sebastião: - Não o meu assunto é com você mesmo.

Juliana: - O que um bacana como o senhor ia querer falar com uma simples empregada como eu?

(Sebastião tranca a porta e puxa uma arma da cintura) e fala:

Sebastião: - Cadê as cartas que você roubou da Luisa?(música de suspense)

Juliana: - Que cartas? Eu não sei de carta nenhuma.

Sebastião: - Não se faça de besta, não tem medo de morrer, não é?

Juliana: - O senhor não teria coragem, parece ser um homem digno.

Sebastião: - Quer pagar pra ver?

Juliana: - Eu não queria fazer mal a ninguém, só queria minha aposentadoria e um dinheirinho pra garantir a minha velhice, só isso, mas eu ia entregar às cartas a dona Luisa.

Sebastião: - Como não ia fazer mal a ninguém, se estava chantageando gente de bem? . Ande vá pegar as cartas.

(Juliana vai ao quintal e desenterra as cartas e Sebastião as toma da mão dela e antes que ela se vire, ele atira).

(Musica - El Bosco Nirvana que no budismo significa o estado de libertação do sofrimento).

17. Luisa: - Eu não imaginei que o jeito que o Sebastião daria na Juliana seria a morte, mas se foi mesmo preciso antes morta do que arruinando minha vida e minha reputação. E além do mais eu não matei, foi o Sebastião, acho até que lhe fiz um favor, acabei com o sofrimento da moribunda e o mais importante é que as cartas foram queimadas. E que mal dirá as cinzas?Mal, nenhum!Quem irá descobrir?Ninguém!

18. Luisa: - Eu acho que a morte da Juliana, refletiu em minha saúde, até depois de morta ela me perturba. Tenho alucinações com ela me ameaçando, não sou mais a mesma, não tenho o mesmo vigor de antes. Tinha uma aparência invejável, que despertava atenções. Gostaria de poder sair com meu marido, ir a festas, alegrar-me com bebidas e conversas vazias. Se ontem traí, o que posso esperar do amanha é ser traída, pois o Jorge é um homem jovem e bonito e eu já não tenho mais o que lhe oferecer. Antes eu tinha uma vida, hoje espero a morte.

19. Cenário: casa de Luiza-Luisa dorme (filma ele dormindo) enquanto Jorge assiste TV na sala (filme ele na sala). A campainha toca.

19.1. Jorge pega uma carta que foi jogada por baixo da porta e lê o remetente (a câmera foca no remetente) e abre a carta.

(música - Na sua Estante de Pitty).

19.2. Na mesma cena a câmera desloca o foco de Jorge para Basílio escrevendo a carta em voz alta.

A carta diz: Minha querida Luisa, meu amor! Como terminou a história da criada, deste solução? Aposto que ela não teve coragem de contar ao seu marido sobre nosso romance. Mesmo com o frio de Paris ainda posso sentir o calor do seu corpo. Tudo indica que logo estarei de volta para que possamos nos encontrar novamente. Amo-te, Basílio!

19.3. Jorge desesperado demonstra sofrimento, age como criança, quebra um vaso de vidro. Depois enche o peito, toma coragem e vai até onde Luisa encontra – se deitada e enferma.

Jorge: - Luisa, acorde!

(Luisa olha apreensiva, preocupada e curiosa).

Luisa: Sim, amor.

Jorge: - Você pode me explicar o que significa isso? (Joga a carta nela e ela lê o remetente).

Luisa se joga no chão em prantos, desesperada, e rastejando pega nos pés dele tentando subir, mas ele a pega pelos braços com e a joga na cama com força. Luisa diz coisas histericamente, chora, grita se debate na cama até o momento que subtamente para de bruço Jorge vira o corpo dele e grita: Luiiiisaaaaaaa! Chora e fecha seus olhos.

20.cenário:porta da casa de Luiza:Com um buquê de flores na mão Basílio volta à casa de Luisa e vê tudo fechado, bate na porta e ninguém abre, ele pergunta à vizinha:

Basílio: - Boas tardes eu sou primo da dona Luisa a senhora sabe me informar se tem alguém em casa?

Vizinha: - Ah o senhor não soube?

Basílio: - Soube o que?

Vizinha: A dona Luisa morreu, diz que foi de problema da cabeça, miolo mole, coitadinha era tão jovem tão bonita não vazia mal a uma mosca, e o seu Jorge se mudou, a casa deveria lhe deixar lembranças da mulher.

Basílio: - muito obrigado.

Basílio vira – se para a casa: Ah! (como alivio): Antes ela do que eu!

(A câmera não o acompanha continua filmando a casa). ( Muse- i belong to you).

Fim.

5 comentários:

  1. Williane Alves- 2ºB matutino- O Primo Basílio.

    Apartir do momento em que o trabalho foi solicitado, no começo não houve muita preocupação com o mesmo, mas quando demos início ao projeto de como iriamos fazer, qual maneira de tentar banir muitas coisas imorais que o filme demonstra explicitamente (a questão do sexo, xigamentos entre outros e que não nos sentiriamos bem em falar ou deixar clarissimo sobre tal, pensamos em elaborar o trabalho de uma forma que todos os alunos entendessemo propósito sem deixa-lo vulgar, e com isso resolvido, fizemos o roteiro que todos se questionaram perguntaram e finalmente elaboramos-o pondo músicas que marcam a trilha sonora das diversas situações em que se passam as cenas e tal, e também pensamos emcomo posicionariamos a câmera, mais por preocupação de a mesma ser amadora e nós mesmo como atores amadores e com muita debates entre nosso grupo aqui está o Roteiro da nossa equipe...

    ResponderExcluir
  2. O roteiro ficou bastante complexo, fornecendo aos leitores uma apla visão do vídeo antes mesmo de assistí-lo. Esta síntese da obra realista resume bem partes principais, para que assim o leitor absorva as informações das cenas de forma clara.
    Diego Senna 2° B matutino

    ResponderExcluir
  3. O filme o primo Basílio é um filme bom eu gostei mais tem varias cena que passa o primo e Luiza fazendo amor muito claro eu acharia que devia passa de um modo mais decerto e também por conta dela ter traído o marido com o primo isso não é coisa de uma moça direito fazer.

    ResponderExcluir
  4. Muito bem elaborado o roteiro. As cenas estão muito bem descritas com os detalhes do cenário da ação das personagens e até a trilha sonora, dá para ter uma idéia bem fiel do conteúdo das cenas. Além disso a história está muito bem apresentada.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom! Tentaram fazer como Williane disse e conseguiram. Parabéns!

    ResponderExcluir