Páginas

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

O crime da padre Amaro

Roteiro
A historia que iremos abordar trata-se de uma denúncia a hipocrisia social e religiosa da época, onde o autor Eça de Queiroz coloca como contexto o amor de um padre por uma linda jovem da cidade de Liría sendo que, ao se apaixonarem e manterem um relacionamento escondido a jovem Amélia fica grávida, causando desespero ao padre Amaro, que imediatamente lhe recomenda ter a criança num lugar longe da cidade.
A nossa proposta para o vídeo é focalizar os fatos principais contidos na hístoria, trazendo-os para os dias atuais. O vídeo será dividido em 19 cenas , utilizando os seguintes intrumentos para a produção do mesmo: câmera, figurino e cenário.
Iremos proporcionar uma maneira mais divertida de compreender as cenas retratadas.
Personagens e suas caracteristicas
Principais:
Padre Amaro- Orfão ainda na infãncia, vai para o seminário por desejo de sua protetora, a marquesa de Alegros. Manifesta regiolisidade, mas tambem tem fortes desejos sexuais. Mesmo assim, ordena-se sacrdote. Acaba seduzindo Amélia. É ciumento e possessivo com a moça. Dessa forma, o crime que dá título ao livro pode ser tanto a responsabilidade pelo assassinato do própro filho quanto à quebra do voto de celibato clerical.
Amélia- Afilhada da senhora Joaneira, é um moça facilmente influenciável. Após uma decepção amorosa na adolescência, busca consolo na fé católica, tornando-se uma beata excessivamente confiante nos padres. Assim como Amaro , não consegue controlar os instintos sexuais e se deixa seduzir em sua casa.Aos poucos passa a ter crises de consciência, que se manifestam em ataques de histeria. É fraca e , por mais que resista , não consegue livrar-se da influência de Amaro . Morre de hemorragia, loga após o parto.
Antagonista:
Joâo Eduardo- Noivo de Amélia espera apenas uma promoção para poder se casar. Percebendo a atração que Amaro exerce sobre sua noiva, escreve um artigo anônimo denunciando a corrupção do clero de Leira, mas é descoberto e sofre severas represálias dos padres, inclusive de Amaro, a quem agride com um soco.
Secundarios:
Cônego Dias- Era mestre moral de Amaro no seminário, e mantinha um relacionamento escondido com a madrinha de Amélia.
Senhora Joaneira- Viúva e madrinha de Amélia. Apesar de beata, mantém relações sexuais com o cônego Dias, tanto que por necessidade financeira como por desejo carnal.
Carlota-É a "tecedeira de anjos"para quem Amaro leva o filho. A criança morre na primeira noite que passa em companhia dela.
Totó- Paralítica usada como pretexto para os encontros entre Amaro e Amélia.
As senhoras Gansosos- Duas irmãs chamadas Joaquina e Ana. Joaquina era a mais velha, muito magra, de olhos muito vivos. A senhora Ana era muito surda e nunca falava.
2° ano A Matutino

9 comentários:

  1. é um filme muito interessante, assistam vocês vão amar!

    ResponderExcluir
  2. Aff gente esse padre é terrivél, "O relacionamento amoroso acaba acontecendo e a moça engravida. Como essa criança não deve viver, o padre contrata uma mulher para que isso não aconteça. A situação complica-se, causando a morte de Amélia. "

    ResponderExcluir
  3. É uma história polêmica, que crítica violentamente a vida provinciana e o comportamento do clero, colocando fatos extraordinários como: traição, ambição e luxúria.
    Muito interessante a maneira como o autor crítica a sociedade da época.

    ResponderExcluir
  4. O romance "O crime do Padre Amaro" chocou muito sociedade da época,abordando temas como a hipocrisia social e religiosa,que foi algo que gerou muita polêmica.

    ResponderExcluir
  5. Realmente esse padre é terrível! Um padre corrompido... É interessante assistir filmes deste tipo; que bom que o Realismo existe, né?! Com ele pudemos conhecer as faces imundas da sociedade, aquelas que todos querem e tentam esconder. Traições, paixões proibidas, ambição, tudo isso e muito mais no modo Realista de ver o mundo!

    Alana Mercês de Almeida - 2° ano B matutino

    ResponderExcluir
  6. EU NÃO ENTENDI,O POR QUE APENAS DA DESCRIÇÃO DOS PERSONAGENS E A APRESENTAÇÃO DO TEMA,VOCÊS PODERIAM TER EXPLORADO OUTRAS FORMAS DE FAZER E CRIAR O ROTEIRO,QUE FICASSE BEM MAIS ILUSTRADO.

    ResponderExcluir
  7. O padre amaro foi um homem "tenebroso", pois alem de abandonar seu filho e sua "esposa"; quis mata-lo apos a morte de amelia.
    O livro ele mostra de forma muito clara a forma da sociedade da epoca e da situação vivida pelos moradores.

    ResponderExcluir
  8. Quando o livro foi lancado foi considerado polemico e causou protesto da igreja catolica.Mas ainda assim a historia é interressantee pode ser comparada a varios casos parecidos atualmente.
    Juliana F. 2°A matutino

    ResponderExcluir
  9. Um tema bem polêmico mesmo, ainda bem q vcs trouxeram a veia humorística no vídeo para suavizar um pouco

    ResponderExcluir