Páginas

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Os idosos: doçura e vivacidade em apenas um sorriso.


Pelo que pudemos perceber, quando se fala em asilos há uns modelos bem homogêneos de instituições para idosos: trata-se do modelo asilar. Poderíamos definir esse modelo afirmando que os asilos são aquelas instituições onde se verifica, primeiramente, uma segregação dos idosos diante da comunidade de entorno. Como regra, os idosos estão apartados de qualquer convivência comunitária; não saem do asilo ou, quando o fazem, realizam apenas breves e vigiadas incursões. Além desta apartação, tão típica das "instituições totais" deveríamos agregar outra característica fundamental, a saber: o abandono. Os idosos internados em asilos estão abandonados duplamente. Primeiro, pela família; segundo, pela própria instituição. Esse duplo esquecimento os condena a uma realidade sempre idêntica, não raras vezes definida por eles mesmos como um cotidiano onde se "come e dorme". Porém, aqui em Feira de Santana os asilos tentam proporcionar atividades para que eles não se sintam “imprestáveis”, pois é assim que a maioria deles se sentem. Quanto à parte emocional dos idosos podemos perceber um pouco de tristeza em seus olhares, essa tristeza é justificada. Um dos motivos é a ausência da família, pois, muitos não recebem a visita até mesmo de seus próprios filhos. Uma atitude dessas é um ato de covardia, como um ser humano é capaz de abandonar seus próprios pais em um asilo? Aqueles que sempre lhe proporcionaram tudo, que os criaram, que deram amor? É sempre válido ressaltar que, a geração atual é de uma negligência indecorosa em suas posturas e tudo mais. Podemos relatar um caso no asilo de uma senhora que não vê sua filha há 10 anos. Ela nos disse que se sente muito abandonada, mais relata também que as mulheres do asilo a ajuda a preencher esse espaço vazio, e nos disse também que alguns bons jovens vão fazer visitas a ela e assim como tal, junto com todos os seus amigos do asilo ficam muito felizes. Uma mensagem que a gente queria passar por esse blog galera, é que algumas horas com essas pessoas não custa nada, que por muitas vezes um ato desses faz toda diferença. Pode não ser pra você, mais pra eles que se sentem tão só, o afeto é simplesmente algo extraordinário.

Um comentário:

  1. A equipe trouxe à tona temas delicados e mas verdadeiros, foi uma importante observação, mas senti falta da informação de que local essa senhora estava. Onde a equipe realizou a pesquisa de campo?

    No que se refere á estrutura do texto, houve erro na paragrafação, mesmo com os erros da edição/digitação dava para consertar.

    Outra coisa que me chamou atenção foi a linguagem empregada:começaram com uma linguagem extremamente formal, com palavras de uso incomum, mas terminaram com uso da coloquialidade, com gírias. Isso é negativo em um texto, pois tira a seriedade, além de parecer que uma pessoa começou a escrever e outra terminou.

    Fica a dica!

    ResponderExcluir