Páginas

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Os Idosos de Feira de Santana



Lar do Irmão Velho




No dia 20 de Junho à equipe composta por Jaqueline, Monyque e Renan foram visitar o Lar do Irmão Velho (LAR) localizada na Rua São Francisco de Assis, 1255, bairro Santa Mônica. Fomos recebidos por uma profissional que atua na administração da Instituição de Longa Permanência, que nos mostrou toda a estrutura física e nos apresentou alguns idoso. No decorrer da visita, a funcionária nos contou um pouco da história da instituição filantrópica que foi fundada em 10 de Janeiro de 1959, hoje atende cerca de 70 idosos de ambos os sexos sem distinção de cor, raça ou religião. A instituição é mantida praticamente por doação de voluntários e um dos objetivos do LAR é acolher os idosos nos moldes dos princípios cristãos, obedecendo ao Estatuto e Normas Internas da Instituição e as Leis vigentes do País proporcionando um ambiente alegre e acolhedor, não somente nas datas festivas como também no decorrer da sua permanência nesta Unidade Assistencial.
Foram feitas algumas perguntas, como:
1 - Quem ajuda a Instituição? A instituição vive da ajuda dos voluntários.
2 – Quantos profissionais trabalham na instituição? E qual a formação de cada um deles? Fazem parte do quadro de profissionais do LAR 01 enfermeiros (que também faz parte da diretoria), 03 técnicos de enfermagem (sendo que 01 dos técnicos foi cedido pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana), 04 profissionais na administração, 20 profissionais na limpeza, 01 motorista. A maior partes dos profissionais são voluntários, como 02 médicos, 01 odontólogo entre outros.
3 – Na maioria das vezes como esses idosos chegam na instituição? De acordo com os funcionários, a maioria dos idosos é levada pela própria família que muitas vezes não volta nem para buscar nem para visitar e alguns idosos são encontrados na rua e levados para o LAR.
4 – Como é o relacionamento entre os idosos e os profissionais do LAR? Vivemos em harmonia, muitos idosos que vivem aqui não tem família ou a família não vem visitar, então os profissionais que aqui trabalham faz o papel de família, amigos, assistentes social, entre outros papéis.
5 – São realizadas algumas atividades com os idosos? Sim, são realiadas algumas oficinas como por exemplo, oficina de música, fuxico, tapeçaria todas desenvolvidas por voluntários. Também são organizados alguns eventos comemorativos, como o Baile de Carnaval, festa junina, dia das mães, natal, todos esses eventos são abertos para a comunidade.

Fotos do Lar do Irmão Velho




























A equipe ficou feliz ao encontrar uma instituição com a estrutura do LAR, um ambiente limpo, harmonioso, os idosos são muito bem cuidados, alimentados, é notório que existe uma relação de amor, cuidado, respeito entre todos, funcionários e idosos. Mas ao mesmo tempo, ficamos tristes em ver todos aqueles idosos que muitas vezes foram abandonados pela própria família, nos questionamos: como será que vive essas famílias que abandonam os idosos? Será que eles não pensam que também vão envelhecer?
“Todos desejam chegar à velhice; e quando chegam a ela, acusam-na” – Cícero (106-43 a.C.)




Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães
2º Ano B – Matutino
Jaqueline Santos
Monyque Teles
Renan Cerqueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário