Páginas

sexta-feira, 17 de junho de 2011

O idoso em Feira de Santana

A cada dia que passa, nós vimos em jornais e revistas entrevistas e matérias que falam sobre o idoso e os maus tratos sofridos desde seus parentes que sem piedade colocam em asilos até espancamentos que agravam a sociedade idosa de nosso país. Em feira de Santana, temos o LIV ( Lar do Irmão Velho). Com o propósito de amparar e assegurar ao homem a partir dos 60 anos o seu direito de cidadão integrado à sociedade, O Lar do Irmão Velho busca oferecer aos seus internos uma vida saudável, integrada ao meio em que vive de maneira digna e positiva, sem se deixar arrastar pelas condições de isolamento e solidão.
Como disse a presidente do LIV Maria Luiza Brandão de Souza:
"O Lar do Irmão Velho busca acolher os idosos nos moldes dos princípios cristãos, obedecendo o Estatuto e Normas Internas da Instituição e as Leis vigentes do País proporcionando um ambiente alegre e acolhedor, não somente nas datas festivas como também no decorrer da sua permanência nesta Unidade Assistencial, contando para tanto com a comunidade de um modo geral e sempre com a supervisão de profissionais envolvidos nesta instituição.
O nosso grandioso Brasil foi construído pelos jovens de ontem, que hoje são idosos e precisam do carinho e ajuda de todos". Todos os anos o Lar do Irmão Velho faz uma campanha para arrecadação de alimentos, principalmente em épocas de festas como Micaretas em Feira de Santana, que arrecada milhões de quilos de alimentos, inúmeras peças de roupas com destino o Lar do Irmão Velho, produto de limpeza, produtos de higiene pessoal, e muitas outrsa coisas arrecadadas.

Em Feira de Santana, poucos casos são registrados, mas em São Gonçalo, na região de Feira de Santana, o idoso Djalma Pereira de 72 anos foi surpreendido por dois homens em sua residência onde mora sozinho, foi espancado e teve cortes de facão. Este crime ocorreu em 23 de setembro de 2008.

Mas o que podemos fazer para estes crimes contra "Nossos Idosos" não ocorram mais? Ou seja, sair em vias públicas em protesto? São poucas as pessoas que fazem isso. Muitos parentes quando tem parentes idosos dentro de suas residências colocam enfermeiras ou mulheres conhecidas para cuidarem deles, e na maioria das vezes estes números de espancamentos se agravam e são poucos que tem a atitude de fazer denuncias aos criminosos, pois tais criminosos são os próprios parentes ou conhecidos da família. O que nós podemos fazer? É simples, uma critica nas rádios e jornais da região seria o bastante para o amenizar a situação destes casos.
Taí uma coisa, você pode fazer isso com estes idosos, mas não pode prever o que lhe pode acontecer no futuro, ou seja, você pode ser vítima destes abusos contra idosos mais tarde.
Temos outra questão... Será que estes locais onde colocam os idosos sobre cuidados de outras pessoas está em condições confortáveis para todos os idosos que eles recebem a cada dia? Em alguns lugares sim, como o LIV, mas temos instituições (que nomes não podem ser citados) que podemos perceber as situações de precariedade e inabitável para um idoso, que com sua idade seu corpo é frágil.
Muitos idosos recebem assistentes em suas respectivas casas para a melhor atendimento, pois algumas pessoas não tem condições para acomodar em instituições e/ou não tem confiança em colocar idosos sobre o cuidado das pessoas.

Agradecemos a todas as pessoas que nos ajudaram para formar este trabalho e pelas informações obtidas pelos sites de jornais.

COLÉGIO MODELO LUIS EDUARDO MAGALHÃES
ALUNOS: Alan Nogueira, Yago Rabelo, Lucas Rabelo, Hérika Nogueira, Yvenson de Santana, Felipe Padilha e Verônica Borges.
TURMA: 2º A Matutino

Um comentário:

  1. Riquíssmo trabalho e, pelo que percebi, acrescentou à equipe, além de ter levantado questões críticas.

    Foram muito felizes em citar o LIV, assim como a pessoa à frente do trabalho assistencial prestado no,local.

    Fizeram uma excelente relação com a violência nas proximidades de Feira de Santana, apesar da data de 2008, mas relata que os idosos não ficam de fora da violência. Da forma como relataram, parece quem em Feira os idosos não sofrem desse mal... mas entendemos! (fica a dica!)

    Outra observação igualmente importante foi vocês terem deixado subtendido que a instituição precisa de doações, a época propícia e as necessidades.

    Agradeço por não denunciarem nenhuma instituição, apesar de sabermos que elas existem!

    Com relação à estrutura do texto, deveriam ter configurado o alinhamento. Atentem sempre para isso! estrutura também importa!
    E também a ressalva para os errinhos de pontuação, uso de maiúsculas, da norma culta.

    Excelente!

    ResponderExcluir