Páginas

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Bastidores das condições dos idosos em Feira de Santana.




Matéria: Bastidores das condições dos idosos em Feira de Santana.
Por questão de viabilização e segurança o local possui normas onde não permitiram tirar fotografias, vídeos ou quaisquer tipos de imagem dentro do espaço Lar do Irmão Velho, em Feira de Santana-BA.
O Lar do Irmão Velho é um espaço social onde cuida, da abrigo e assistência aos idosos de Feira de Santana. Situado na Santa Mônica, esse local nos dão aparências e reflexões bem diferentes das nossas conhecidas “primeiras impressões”.
Ao entrar no local, somos recepcionados com uma sala de portas de vidro e ar condicionado, um local aparentemente de condições. No interior, os idosos são muito bem tratados pelos assistentes sociais, onde cada um tem sua função específica, seja na parte da alimentação, quanto na parte da saúde, lavanderia etc.
A situação parece confortável aos olhos, idosos agasalhados nos seus respectivos cômodos, cada um deles possuindo uma televisão e acompanhamento pelos assistentes. Logo ao lado dos quartos, um centro médico para dar apoio à saúde desses idosos.
Mas como dito, a situação apenas parece confortável, ainda não conhecemos os bastidores dessas condições impostas em Feira de Santana.
Conversamos com Veroneide dos Santos, coordenadora e responsável por mostrar o local e explicar sobre a situação do Lar do Irmão Velho:
- Colégio Modelo: Veroneide, obrigado por nos receber aqui. Pode nos informar sobre as condições daqui do Lar do Irmão Velho?
- Veroneide: Olha, aqui as coisas não são tão boas quanto vocês estão vendo.
Possuímos grandes dificuldades em sustentar nosso centro comunitário, nós conseguimos o sustento por meio de doações, arrecadações, alguns patrocínios que no momento são poucos e a aposentadoria de alguns idosos do local. Usamos a aposentadoria deles para dar toda assistência e comodidade que precisarem aqui dentro.
- Colégio Modelo: E dentre essas dificuldades, quais são as maiores necessidades?
-Veroneide: Geralmente faltam fraldas e materiais de limpeza. Na questão de alimentos, algumas escolas nos ajudam com arrecadações que são muito importantes. Aproveitamos as épocas festivas para arrecadações e ajuda da renda do nosso lar. Agora mesmo na páscoa, fizemos a festinha deles e aproveitamos com isso para arrecadação de alimentos. Nossa próxima ação será a comemoração do São João, vamos fazer uma comemoração comunitária visando arrecadações para nossos idosos.
- Colégio Modelo: Quando não ta em época festiva ou de arrecadação dos demais, o que acontece? Quais as soluções para essas necessidades?
-Veroneide: Passamos grandes dificuldades, sufocantes dificuldades. O jeito muitas vezes é nós mesmo os assistentes ajudarmos aqui dentro, tiramos de outra renda ou pedimos ajuda a familiares.
-Colégio Modelo: E qual é o papel do governo nessa instituição? Ele não ajuda?
-Veroneide: Nenhum. Aqui não tem nada do governo, nem 1% é do governo. Eles não nos ajudam. Até o espaço construído aqui foi por meios de patrocínios.
No meio dessa pergunta somos interrompidos por um simpático senhor, o Senhor Gui onde ele concluiu:
- Sr.Gui: Agente tem é que “meter a mão” nas coisas do governo. Se é remédio? Vai dentro da prefeitura pega tudo e sai correndo, porque o que tem lá é tudo nosso. Passamos a vida inteira pagando por isso e hoje não temos nada. É só “meter a mão” e correr.
Com essa breve entrevista, concluímos que as condições dos idosos em Feira de Santana não são favoráveis como parece ou como pensam. Existem pessoas que tentam mudar isso, mais na cidade não conseguem ajuda ou apoio do governo.
Então as soluções para estes problemas cabem a sociedade, em sempre ajudar os espaços sociais, seja na parte da renda ou necessidades básicas como roupas e alimentos. Escolas podem fazer sempre arrecadações nas ruas para ajudar e mobilizações sociais para conseguir cada vez mais ajuda aos idosos.
Sobre todo esse contexto de dificuldades e condições precárias, o que sabemos ainda é muito pouco sobre os bastidores das condições dos idosos em Feira de Santana.
Colégio: Modelo Luís Eduardo Magalhães Turno: Matutino Turma: 2ºB Equipe: Anderson, Ângelo, Carlos, Emanuel, Francisco, Larissa e Lucas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário