Páginas

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Primo Basílio (Segundo ano turma E)

Sinopse e detalhes

São Paulo, 1958. Luísa (Débora Falabella) é uma jovem romântica e sonhadora que é casada com Jorge (Reynaldo Gianecchini), um engenheiro que está envolvido na construção de Brasília. Um dia Luísa reencontra Basílio (Fábio Assunção), seu primo e também sua paixão de juventude. Quando Jorge é chamado a trabalho para Brasília, Luísa fica em casa apenas com a companhia das empregadas Juliana (Glória Pires) e Joana (Zezeh Barbosa). Basílio passa a visitá-la frequentemente, conquistando-a com as histórias de suas viagens. Logo as saídas de ambos viram fofoca na vizinhança. Até que Juliana encontra as cartas de amor trocadas entre os primos e, de posse delas, passa a chantagear Luísa para conseguir uma generosa aposentadoria.

Relação do romance com o movimento Realismo/Naturalismo

O Primo Basílio de Eça de Queirós é composto por marcas realistas no que tangem, principalmente, a análises psicológicas dos personagens e as suas reações diante das circunstâncias. Neste romance realista há, ainda, o objetivismo (que vai contra o subjetivismo romântico, por exemplo), o materialismo (que leva à negação do sentimentalismo e do caráter metafísico), o determinismo (que defende que o homem é produto do meio no qual está inserido), o tom moralista de Eça de Queirós, que como crítico da sociedade lisboeta daquela época, viu a necessidade de punir a personagem principal, etc. Características REALISTAS PRESENTES NA OBRA Segundo palavras do próprio autor, o Romantismo "... em lugar de estudar o homem, inventava-o. Hoje o romance estuda-o na sua realidade social. (... ) Toda a diferença entre o Idealismo e o Naturalismo está nisto. O primeiro falsifica, o segundo verifica". Percebemos que em O Primo Basílio, o homem é observado como um animal que tem o comportamento determinado pelo meio ambiente, pelas circunstâncias que o pressionam e hereditariedade, caracterizando o Determinismo. Os elementos "científicos" tornam-se mais importantes do que a interioridade ou subjetividade dos personagens. A origem social, educação e influências externas ganham ênfase determinantes. Novos recursos são incorporados à linguagem, como termos e explicações científicos para expressar a fragilidade da condição humana, com suas doenças e seus vícios. A combinação da leveza e do brilho das descrições com o relato grosseiro da realidade é outra marca estilística de Eça. Ele opõe a expectativa romântica de Luísa e a ironização de suas idealizações ao descrever as atitudes grosseiras do amante Basílio. Bem ao gosto do Naturalismo, compara seres humanos com animais dominados por seus instintos, definindo a criada juliana como uma loba. O plano exterior de O Primo Basílio predomina sobre o plano interior. O exagero descritivo dos ambientes reforça e complementa a fragilidade psicológica dos personagens, que nada têm de admirável. Emoções, sensações e desejos surgem no texto como ações externas ao personagem.

Componentes do grupo

Ellen Aguiar
Nathálya Cabral
Ranielly Lannay
Lourival Luan Araújo
Mariana Silva
Karoline Oliveira
João Gabriel
Vítor Aragão

Um pouco mais sobre o vídeo

O vídeo foi confeccionado em vários lugares de Feira de Santana, tendo um certo seguimento fiel à história original do filme, inclusive com alguns diálogos praticamente iguais. Porém, o figurino e as falas estão parcialmente mudadas, as falas em função de facilitar a compreensão dos diálogos que se passam. Gravado, dirigido e até mesmo com um roteiro original feito por componentes do grupo, esta é uma produção completamente livre de fins comerciais confeccionada a partir da proposta de trabalho da Profª Liliam Sampaio que leciona atualmente a disciplina Português no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário