Páginas

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

As melhores redações!

Propus um desafio aos meus alunos!

Depois da pesquisa sobre os idosos, visita de campo, eles fizeram um texto expositivo, sem cobrança de estrutura dissertativo-argumentativa e nem impessoalidade, para começarem a se estreitar com o dar opinião, o fazer crítica, o fazer pensar, pondo isso num papel.

Fiz a proposta de os cinco melhores textos serem publicados e ganharem uma pontuação extra. Alguns dos melhores não chegaram até a mim para publicação, mas vejam os que estão abaixo. 

Eu gostei desses textos, e você? Deixe a sua opinião, se possível. Assim estamos fazendo se cumprir a função social de um texto: ser lido!


Segue nos comentários!!

3 comentários:

  1. LAÍNE LIMA - 2ºA - MATUTINO


    Os nossos idosos
    O que leva uma pessoa a colocar seus entes queridos numa casa de abrigo para idosos? Isso se for realmente “querido”! Ao mesmo tempo em que alguns de seus familiares dão a assistência devida, outros abandonam os parentes caindo num verdadeiro descaso.
    Visitando o Lar do Irmão Velho, situado em Feira de Santana, é de se notar o zelo, o cuidado e o carinho com que os funcionários e profissionais dão a eles onde muitas vezes não recebem de sua família. Um lugar que para uns é uma luz no fim do túnel, talvez a única opção de tentar ser feliz no tempo que lhes restam de vida. Percebe-se também que as condições de higiene e alimentação não deixam a desejar; estrutura física do local é bem aconchegante para melhor receber os idosos, muitos chegam até sem documentos. Eles passam o tempo fazendo o que gostam, sem muitas restrições: fazendo crochês, assistindo televisão, dormem e acordam quando querem, podem fumar e também passear pelo lugar.
    O fato de os idosos serem bem tratados não deveria ficar focado somente nesses locais específicos, mas sim em suas casas que é o melhor lugar para viver, ao redor de sua família até seus dias finais, dando toda a atenção e assistência que eles merecem. Afinal, um dia foram eles que cuidaram e deram todo o amor aos mais novos, nada mais justo que serem retribuídos da melhor maneira possível que merecem, fazendo com que eles não se sintam um peso na vida de seus parentes, como muitos pensam ser.
    Enfim, devemos ampará-los com toda gratidão, pois um dia seremos nós em seus lugares podendo receber os mesmo cuidados que prestamos hoje.

    ResponderExcluir
  2. Jaiane Venas do Vale ( 2º A Matutino, Colégio Modelo)


    Respeitar, porque não?

    Como consequência do aumento da expectativa de vida, o número de idosos vem crescendo significativamente no país, essa parcela da população tem os seus direitos garantidos pelo Estatuto do Idoso, mas na prática, esses não são garantidos e nem respeitados.
    Em Feira de Santana é comum vermos situações em que os idosos geram incômodo e impaciência às pessoas ao seu redor. Eles, frequentemente, se acidentam e muitos são mal tratados nos transportes públicos da cidade. O Lar do Irmão Velho é uma instituição filantrópica que testemunha há mais de 50 anos o abandono de idosos e abriga também aqueles que são vítimas de maus tratos.
    Pessoas intolerantes que não compreendem as necessidades de outras nessa fase da vida, não têm consciência de quanto tornam cultural e marcam a sociedade com atitudes como estas. Se vivemos numa geração em que é “normal” desrespeitar os idosos, a mesma será mal tratada quando envelhecer, e , assim sucessivamente. Dessa maneira esse curso não irá mudar.
    Precisamos de políticas de conscientização em prol dos idosos e seus direitos. E acima de tudo, rigor no cumprimento às leis que os protegem. Todos seremos velhos um dia e não gostaríamos de ter nossas vidas negligenciadas por isso.

    ResponderExcluir
  3. Autor: Jeyel S. Ferreira
    Série: 2º B

    A Realidade do Idoso

    Uma das fases mais difíceis da vida é a terceira idade, pela dependência, pela falta de preparo das pessoas e das instituições. Além da falta de amor e de carinho dos responsáveis por essas pessoas.
    Devemos nos conscientizar que todos envelhecem, ninguém está livre desta fase da vida. O segredo para ter uma velhice feliz é fazer com que os nossos idosos se sintam amados, cuidados e valorizados, porque assim os nossos filhos nos terão como exemplo. Com amor, carinho e dedicação pode haver uam comprees~so mais ampla do mundo dos idosos. E nada mais justo do que cuidar de quem cuidou e dedicou a vida toda a nós, à nossa educação.
    Em Feira de Santana há locais bem preparados, com estruturas e serviços de ótima qualidade. Mas não é o que acontece em todo Brasil, onde esse serviço é precário e ineficiente. Apesar de estarmos bem servidos de locais adequados, o problema não está completamente resolvido, pois há o abandono sentimental, que é a falta de atenção. Muitos deixam seus parentes nos asilos e não têm o respeito de visitá-los regularmente, mostrar carinho e interesse.
    A solução é a conscientização de um problema não comentado, mas enfrentadop silenciosamente pelas pessoas que já viveram o bastante para sofrer sem merecer, ama sem ser amado.

    ResponderExcluir